Pacientes sofrem para fazer exames em clínicas e hospitais de Teresina

20/03/2015 09h18


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarEm muitos postos de saúde as máquinas estão com defeito e sem funcionar.(Imagem:G1 PI)Em muitos postos de saúde as máquinas estão com defeito e sem funcionar.

Quem precisa realizar um simples exame de Raio X nas clínicas e hospitais públicos de Teresina tem enfrentado muitas dificuldades. Em muitas unidades, o aparelho para realizar o procedimento está com defeito e em outros ele sequer existe. A pensionista Remédios da Silva procurou seis postos de saúde e em nenhum deles encontrou a máquina de realizar o exame.

Ela só encontrou o aparelho no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e mesmo assim não conseguiu fazer o exame ali. É que todas as máquinas de Raio X do hospital estão quebradas desde o início da semana. "Nas unidades que eu andava os aparelhos estavam tudo quebrados", disse.

Uma enfermeira do local que não quis ter o nome revelado confirmou a situação. "Teve um curto-circuito e desse curto-circuito vários aparelhos do HUT apareceram com defeito. São três aparelhos de Raio X e mais um de ressonância”, disse a funcionária. Segundo ela, os pacientes são transportados para outros locais.

O diretor técnico do hospital, Fábio Marcos, confirmou o problema. "Isso é resultado da vastidão de exames realizados e do desgaste do uso e do tempo. Os aparelhos funcionam 24h por dia e mais cedo ou mais tarde vão apresentar um defeito", falou.

De acordo com ele, os pacientes que precisam da realização de exames radiográficos estão sendo deslocados de ambulância para o hospital do bairro Dirceu e em seguida retornam para o HUT. Nesta sexta-feira (20), a direção do hospital informou que as máquinas voltaram a funcionar na noite de ontem.

Tópicos: hospital, exame, aparelhos