Pais dormem na fila e enfrentam chuva para fazer matrÃcula em Teresina
20/01/2016 08h25
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEscola Professora Auristela Soares é a única pública do bairro Porto Alegre.
Pais e alunos da Escola Professora Auristela Soares Lima localizada no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina, estão desde sábado (16) na fila para conseguirem realizar a matrícula. Além de correrem risco por causa da violência na região, os pais enfrentam as chuvas que são recorrentes neste período.
“Estou desde sábado com a minha filha para conseguir fazer a matrícula. Nós pegamos chuva porque a escola não abre para ficarmos do lado de dentro”, contou a dona de casa Ilzenir Sousa.
As matrículas para novos alunos do Ensino Médio estão sendo realizadas desde a segunda-feira (18). Foram distribuídas 159 vagas para o 2º e 3º ano, mas escola, a única da região, precisa de pelo menos duas mil vagas para atender a demanda, de acordo com o diretor Márcio Barbosa.
Diante da situação, a Secretaria de Educação (Seduc) decidiu fazer o remanejamento de estudantes. “Os alunos que não conseguirem se matricular na escola Auristela Soares Lima, irão receber transporte para realizarem a matrícula em outra escola”, esclareceu a diretora de unidade de gestão da Seduc, Ana Rejane Barros.
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAo todo, foram distribuídas 159 vagas, mas a demanda é duas vezes maior.
Muitos não conseguiram realizar a pré-matrícula online, então, foram obrigados a se deslocar até a unidade escolar. “Tentei entrar, fiz a matrícula, mas não achei o nome da escola. Por causa disso tive que cancelar e fazer a matrícula na escola”, explicou a estudante Jennifer Daniele.
Uma lista de ordem de chegada foi feita por pais e alunos para organizarem a fila, isso porque nenhuma senha estava sendo distribuída. “Nós passamos o dia inteiro na fila. Algumas pessoas podem revezar com familiares, mas outros não, por isso, tivemos que fazer uma lista para organizar quem vai ser matriculado primeiro conforme a ordem de chegada”, esclareceu a estudante Gerdelane Bezerra.
Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina