Parque Lagoas do Norte em Teresina terá videomonitoramento para evitar "cracolândia"

25/08/2015 08h58


Fonte Cidade Verde

O governador Wellington Dias e o secretário de Segurança, Fábio Abreu, entregam nesta terça-feira (25) um microônibus com 26 câmeras obtido com recursos federais através do programa Crack é possível Vencer que irá atuar na área do Parque Lagoas do Norte. Um outro veículo similar deve ser colocado em ação na Vila Jerusalém, na zona sul da capital, na próxima semana. Este é o primeiro sistema de videomonitoramento do Piauí, responsável por monitorar áreas de risco, principalmente, relacionadas à violência e ao tráfico de drogas.

Imagem: Wilson Filho / CidadeverdeParque Lagoas do Norte em Teresina terá videomonitoramento para evitar

De acordo com Fábio Abreu, o microonibus funcionará integrado com câmeras dispostas em postes e futuramente será ligado ao Sistema de Controle Integrado, que já foi licitado e será instalado no CFAP. "Esse módulo servirá para impedir que essas regiões se tornem cracolândias. Com ele, setá possível monitorar os usuários e acionar rapidamente os policiais da área para qualquer ocorrência. O monitoramento irá funcionar 24 horas", declarou.

Ao todo 26 câmeras, de longo alcance, foram instaladas na região do Parque Lagoas do Norte interligadas a uma base móvel de acompanhamento. A estratégia de apoiar a revitalização dos espaços urbanos, associada à implantação de câmeras fixas, reforçando o policiamento de proximidade com as comunidades.

"O microônibus pode ir para qualquer parte da cidade e os policiais vão acompanhar tudo online. Se perceberem alguma alteração, acionarão por rádio a guarnição mais próxima. Queremos reduzir essa quantidade de usuários de drogas e evitar as cracolândias", disse Fábio Abreu.

O projeto também pode set levado para as cidades de Picos e Floriano, em forma de consórcio, já que o objetivo é atender cidades acima de cem mil habitantes. "Outro aspecto positivo é que, como é um módulo, ele poderá ser deslocado para outras áreas da capital", informou.