Polícia cumpre mandados dentro de presídio contra presos envolvidos em rebelião no Piauí

05/09/2019 14h27


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/G1 PIEm julho, presos fizeram rebelião na Major César.(Imagem:Andrê Nascimento/G1 PI)Em julho, presos fizeram rebelião na Major César.

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) da Polícia Civil do Piauí cumpriu 16 mandados de prisão preventiva na Colônia Agrícola Major César, onde foi registrada uma rebelião no dia 2 de julho deste ano. Os presos, segundo o Greco, teriam participado diretamente do ato, que destruiu parte da unidade prisional. Cinco detentos, que fugiram no dia do motim, estão sendo procurados.

Segundo o coordenador do Greco, delegado Tales Gomes, os presos foram identificados com ajuda das câmeras de segurança da unidade prisional. Eles responderão pelo motim, pelo dano ao patrimônio e por lesão corporal contra um agente penitenciário.

“A investigação por ser dentro de um presídio apresenta a dificuldade, porque os presos não querem informar os nomes de outros participantes. Mas chegamos a esses 21 presos com ajuda das câmeras e fizemos interrogatórios em que podemos conseguir identificar outras pessoas”, informou.
Imagem: Catarina Costa/G1Delegado Tales Gomes. (Imagem:Catarina Costa/G1)Delegado Tales Gomes 

Segundo o delegado, a rebelião foi iniciada depois que um agente penitenciário teve um acidente com a arma usada por ele, atirando contra a própria perna. Os detentos acharam que o disparo havia sido contra um preso e, por isso, iniciaram a rebelião.

Após o cumprimento dos mandados, todos os 16 presos identificados foram transferidos para a Casa de Detenção Provisória de Altos e para a Penitenciária Professor José de Ribamar, a antiga Casa de Custódia de Teresina.

Tópicos: presos, rebelião, greco