Posto da PM vira abrigo de viciados na zona Sul de Teresina
30/06/2011 10h26Fonte Meio Norte
Imagem: Reprodução Jornal Meio NorteClique para ampliarPrédio de antigo Posto de Policiamento Ostensivo (PPO) tornou-se abrigo para dependentes químicos no bairro Tabuleta.
Um antigo Posto de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar no balão da Tabuleta, na zona Sul de Teresina, reforça o fato de que muitos imóveis abandonados da cidade estão se tornando verdadeiros pontos de consumo de crack e outras drogas. O local se tornou um abrigo para vários viciados da área, que utilizam o prédio do antigo PPO para fazer uso de entorpecentes. O antigo posto, que parou de funcionar há anos, já não tem mais as portas e nem grades – todas foram roubadas desde que a atividade policial foi encerrada na localidade. Logo na entrada, o primeiro cômodo deu o sinal da situação degradante que é possível encontrar por lá:
Várias latas cortadas mostraram que o uso de crack é constante por ali. Também é possível ver bastante sujeira e lixo queimado. Na medida em que se avança pelos cômodos do lugar, o cheiro forte vai aumentando – havia fezes em alguns dos recintos. Moradores de rua e usuários de droga usam pedaços de papelão para deitar nas cinco salas existentes no ambiente.
Da última sala antes do quintal, uma mulher dormia enrolada com plástico. Os vizinhos da área ainda tentam entender como um posto que anteriormente abrigava o trabalho dos PMs se tornou um verdadeiro quartel de uso de drogas.
“Eu cheguei a pedir esse local para transformar em um restaurante, mas não consegui”, afirmou o promotor de eventos Francisco das Chagas de Sousa. Quem mora nas proximidades do local afirma que ocorrem muitos assaltos a pedestres que passam pela porta do antigo PPO. “No último domingo (26), um rapaz deixou a bicicleta dele aí na porta e, quando voltou, um dos usuários desse espaço já havia roubado a mesma”, afirmou o chaveiro José Ari Gomes de Sousa – que já teve a própria banca roubada pelas pessoas que se abrigam no PPO. “Me vejo obrigado a ficar agradando a essas pessoas para que não me roubem de novo”, complementou o chaveiro.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Rubens Pereira, esclareceu que o prédio em questão é de propriedade da Secretaria de Fazenda, e havia sido cedido para o uso da PM. “Com a desativação do posto policial, a secretaria nos solicitou o prédio, e nós o desocupamos”, disse o Comandante. Pereira afirmou que já foi informado da atual realidade do lugar, e que já determinou que os policiais do 6ª BPM realizem operações para coibir o uso de drogas no antigo posto.