Prédios abandonados trazem risco à população no Centro de Teresina
12/02/2014 08h54Fonte G1 PI
Imagem: Patrícia Andrade/G1Prédio do antigo Instituto de Criminalística no Centro de Teresina está abandonado.
Prédios abandonados, ameaçados de desabamento e sem qualquer tipo de conservação, podem ser vistos no Centro de Teresina. O maior problema é que estes locais servem para abrigar pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
Em frente à Praça João Luís Ferreira, no Centro, um prédio de oito andares está totalmente abandonado e serve de abrigo para usuários de drogas. Também na região, o prédio do antigo Instituto de Criminalista está com as portas fechadas com correntes e cadeados, o que não impediu a entrada de vândalos, que roubaram até mesmo a instalação elétrica do local.
Para o perito em construção Jorge André Machado, estes prédios são um grande risco à população. “Há um risco de crianças ou outras pessoas entrarem nestes locais que estão depreciados. A parte de instalação contra incêndio foi roubada e há fios e instalações elétricas expostas”, disse Jorge.
Ainda segundo o perito a não manutenção desses prédios do poder público gera prejuízos à sociedade. “O piso e o teto de alguns destes locais estão deteriorados, vidros de grande valor estão quebrados. Isto representa um prejuízo para cidade”, garante Jorge Machado.
A Prefeitura de Teresina reconhece que não há dados precisos sobre a quantidade de prédios abandonados na capital e que o controle desses locais é difícil porque muitos proprietários não são encontrados.
“Nós precisamos encontrar o proprietário e solicitar que ele tenha o controle de acesso ao prédio. Verificamos a estrutura física para constatar se o local apresenta risco de desabamento e também notificamos os proprietários a comparecerem a sede da SDU”, disse Alexandre Mariano, gerente de fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Centro/Norte.
Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews