Prefeito Firmino Filho confirma duas primeiras mortes por Covid-19 em Teresina

30/03/2020 10h20


Fonte G1 PI

Imagem: Josué Damacena/IOC/FiocruzTreinamento de diagnóstico do novo coronavírus na Fiocruz.(Imagem:Josué Damacena/IOC/Fiocruz)Treinamento de diagnóstico do novo coronavírus na Fiocruz.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, divulgou que duas pessoas em Teresina morreram vítima de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Até a publicação desta matéria, a Secretaria de Saúde do Piauí não havia divulgado o boletim diário sobre os casos de infecção por coronavírus no Piauí.

Em sua conta no Twitter, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) lamentou as duas primeiras mortes por Covid-19 que ocorreram na capital. "Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", escreveu o prefeito.

Ainda segundo a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, as vítimas da Covid-19 tinham mais de 70 anos, tinham hipertensão arterial e diabetes, e um deles sofria de uma doença pulmonar crônica, o que os coloca no grupo de risco da doença.

Os dois não tinham histórico de viagem, mas tiveram contato com uma pessoa que apresentou sintomas da doença. O caso deles é considerado de transmissão comunitária, ou seja: tiveram contato com alguém com o vírus na cidade.

De acordo com o boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina divulgado neste domingo (29), Teresina tem até agora 341 casos notificados na capital, sendo 14 confirmados, 159 descartados e 168 ainda suspeitos.

Leia abaixo a nota da Fundação Municipal de Saúde de Teresina:

Teresina registrou, neste domingo, os dois primeiro óbitos devido ao Covid 19 (o novo coronavírus). As vítimas são um homem e uma mulher, com idade acima de 70 anos. Sem histórico de viagem, mas com contato com sintomático, os dois tinham hipertensão arterial e diabeste mellitus. Um deles também tinha pneumopatia crônica. Os dados foram atualizados na noite deste domingo pela Fundação Municipal de Saúde.

Até agora, são 341 casos notificados na capital, sendo 14 confirmados, 159 descartados e 168 ainda suspeitos. O prefeito Firmino Filho lamentou as mortes. “Hoje tivemos que dar a notícia que não queríamos. Teresina registra agora dois óbitos por Covid-19.Ambos tinham mais de 70 anos e algumas comorbidades, mas certamente poderiam viver muitos anos se não fosse o novo coronavírus. Anos importantes ao lado das famílias, aproveitando os netos. Quero lembrar que, apesar das primeiras vítimas fatais da nossa cidade serem idosos, segundo dados do Ministério da Saúde, praticamente a metade dos pacientes que estão em estado grave no país tem uma média de idade abaixo de 50 anos”, disse.

Ainda, de acordo com o prefeito, os números demonstram que o momento requer cautela e que o isolamento social precisa ser cumprido para evitar o aumento dos índices. “É preciso, mais uma vez chamar atenção para o fato de estarmos caminhando no escuro. Infelizmente não conseguimos ainda fazer um grande número de testes e, por isso, não sabemos como o vírus está se comportando por aqui. A única coisa que podemos fazer, de fato, para proteger a todos é o isolamento social. É isso que peço a vocês. Fiquem em casa! À família enlutada, toda a nossa solidariedade nesse momento de dor. Que Deus possa confortá-los”, completou.

A Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles que prestam serviços essenciais de abastecimento de comida e bebida e também os de saúde. Diariamente o prefeito se reúne com gestores públicos e especialistas para avaliar a situação da capital. Alguns locais já foram visitados e que poderão ser alocados como hospitais de campanha, ou seja, para o atendimento dos pacientes vítimas da doença. Além disso, o Hospital do Monte Castelo foi destinado para ser referência para o tratamento.

Tópicos: teresina, vítimas, covid