Prefeitura de Teresina institui "Prêmio Prefeito Firmino Filho" de inclusão social
04/08/2021 15h50Fonte G1 PI
Imagem: Renato BezerraEx-prefeito Firmino Filho (PSDB), de Teresina
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), sancionou a lei que institui na capital o Prêmio “Prefeito Firmino Filho” de inclusão social. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município nessa terça-feira (3).
A homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), que morreu em abril deste ano, vai premiar pessoas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvem atividades, programas e projetos de enfrentamento da fome, exclusão, miséria, violência, educação e outras práticas de luta pela cidadania no município de Teresina.
Segundo a lei, os vereadores da Câmara de Teresina serão responsáveis pela indicação de cidadãos e instituições que poderão ser premiados. Eles receberão a homenagem se tiverem projetos que apresentem:
- Estímulos à organização e à participação da comunidade ou de segmentos sociais;
- Efeitos multiplicadores;
- Exercícios de soluções inovadoras e criativas;
- Resultados alcançados na melhoria da qualidade de vida.
Conforme a lei aprovada, a CMT deverá realizar a premiação anualmente em calendário previamente definido, em sessão solene, na sede do parlamento municipal, ou em local designado pelo Poder Legislativo Municipal.
Firmino Filho, prefeito "criança"
Firmino Filho era economista e professor universitário, auditor do Tribunal de Contas da União no Piauí, político foi quatro vezes prefeito da capital do Piauí. O último mandato terminou em 2020.
O gestor era conhecido como "Prefeito Criança", por conta dos projetos desenvolvidos durante a sua gestão na área da educação.
Ele recebeu por quatro vezes o prêmio de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos direitos da Criança e do Adolescente.
O projeto tem como objetivo mobilizar, engajar e apoiar os gestores públicos e suas equipes a planejarem e executarem ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook