Procissão de Corpus Christi reúne cinco mil católicos em Teresina

20/06/2014 08h39


Fonte G1 PI

Imagem: Gil Oliveira/G1Ato litúrgico iniciou com a missa na Igreja Nossa Senhora das Dores(Imagem:Gil Oliveira/G1)Ato litúrgico iniciou com a missa na Igreja Nossa Senhora das Dores

Cinco mil católicos participaram na tarde desta quinta-feira (19) da Procissão de Corpus Chisti em Teresina. O ato litúrgico iniciou com a missa na Igreja Nossa Senhora das Dores e seguiu em caminhada até Igreja São Benedito, Centro da cidade.

A festa em alusão a Quinta-Feira Santa, quando Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia, foi celebrada pelo arcebispo Dom Jacinto Brito e contou com a participação de vários sacerdotes de diferentes paróquias.

Para o padre Antônio Cruz, este é o dia em que os fiéis mostram publicamente a adoração pelo corpo e sangue de Jesus Cristo. "Ele é nossa fonte de fé e alimento da alma. Esta tradição começou há mais de 800 anos na Europa e descreve o sentimento das pessoas por Cristo", declarou.

Durante a procissão que carrega simbolicamente o corpo de Jesus, o arcebispo e os ministros de eucaristia passaram pelos tapetes confeccionados pelos fiéis. Veteranos na solenidade, Danilo Macêdo e sua mulher Aline Macêdo revelaram ter assistido a missa pela manhã e a tarde vieram acompanhar o ato litúrgico trazendo o filho Luís Carlos, de nove meses.

"É uma data para exaltarmos ainda mais Jesus Cristo. É uma missa muito bonita e a procissão traz mais fé aos nossos corações", contou Aline.

Isabele Pereira também destacou o momento para renovação da fé. Acompanhada da neta de 4 anos, a fiel comentou da importância de aprender desce cedo os ensinamentos de Cristo. Quem participou pela primeira vez da solenidade foi Bernardo Rodrigues, 67 anos.

"Não pude vim nos anos anteriores e desta vez como devoto de Nossa Senhora das Dores decidi comparecer para pedir mais saúde. Venho sozinho do Residencial Betinho de ônibus somente para a procissão", revelou.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: cristo, procissão, missa