Promotora pede impugnação da candidatura de Wellington Dias

13/07/2012 13h12


Fonte 180graus

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarWellington Dias durante o lançamento de sua candidatura.(Imagem:Divulgação)Wellington Dias durante o lançamento de sua candidatura.

A promotora eleitoral Myrian Lago pediu a impugnação da candidatura a prefeito de Teresina do senador Wellington Dias (PT). O pedido foi feito baseado na 'Lei da Ficha Limpa', ou seja, considerando W.Dias um 'Ficha Suja'. W.Dias foi condenad no Tribunal Superior Eleitoral, ainda em 2006, quando era governador e foi candidato a reeleição.

W.Dias respondeu acusação de conduta vedada após distribuição de carteiras de motorista em período próximo ao pleito eleitoral. Por conta disso W.Dias se incluiria no que trata a 'Lei da Ficha Limpa'. Para a promotora, W.Dias não vai poder se candidatar. Ele já respondeu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Condenado pelo TSE, segundo a promotora, para "uso promocional" no sentido de conseguir mais votos, ciando um projeto para distribuição de carteira de motorista, ele pode não ser mais um dos que estão brigando pela vaga na Prefeitura Municipal de Teresina (PMT). O juiz da 1ª Zona Eleitoral, João Henrique Gomes, trata do caso e deve dar seu parecer ainda nesta sexta-feira (13.07). Enquanto não for julgado, Wellington Dias pode continuar a sua campanha.

DEFESA REBATE

Por telefone o advogado de defesa de Wellington Dias, Alexandre Nogueira, explica que ainda não recebeu qualquer notificação. No entanto, se o caso realmente se tratar dessa acusação de conduta vedada de 2006, ele considera algo superado. "O próprio TRE-PI e o TSE já julgaram, o caso foi apreciado a fundo e já disseram que não se aplica a Lei da Ficja Limpa. Não gera inelegibilidade. Vou aguardar a documentação e depois tomar as devidas providências".