Realizada em Teresina a 18ª Caminhada da Fraternidade
10/06/2013 08h49A comunidade católica teresinense compareceu às ruas da cidade para mais uma vez pedir paz. A 18ª Caminhada da Fraternidade, idealizada pelo Padre Tony Batista, reuniu na manhã do último domingo (09), cerca de 70 mil pessoas, que clamaram por harmonia e paz no município.
Com faixas, bandeirinhas brancas e cartazes os participantes do evento lembraram à sociedade que a construção da paz é compromisso de todos.
A 18ª Caminhada da Fraternidade teve início com uma celebração eucarística, realizada diante da Igreja São Benedito, presidida pelo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito e por padres de várias paróquias da capital piauiense.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Essa foi a segunda vez que o Arcebispo participou da Caminhada da Fraternidade em Teresina e para ele foi possível observar que não há um esmorecimento, mas um revigoramento no gosto de participar e no desejo de partilhar, isso faz com que a igreja sinta que o testemunho de uma pessoa contagia positivamente as outras.
“E é precisamente esse o nosso objetivo, que haja de fato esse bom contágio do espírito de solidariedade, porque são milhares de pessoas que precisam de nós. Se cruzarmos os braços muitos ficarão a beira da estrada; Se nós descruzarmos os braços então teremos mais pessoas solidárias”, disse Dom Jacinto Brito.
Imagem: FlorianoNews
Por meio da venda dos kits voltados para a caminhada, contendo uma camiseta e um boné, a coordenação do evento arrecada ano a ano recursos para a manutenção de entidades como o Lar da Fraternidade, Lar da Maria Imaculada e o Lar de Misericórdia, que acolhem portadores do vírus HIV, hanseníase e outros problemas de saúde, idosos e crianças em situação de risco. Os projetos são apoiados pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), da Arquidiocese de Teresina.
Para o padre Jurandir Luis Pereira, a Caminhada da Fraternidade é importante para revigorar a fé do povo, mantê-los firmes na esperança e motivados a testemunhar Jesus Cristo no mundo, através de ações concretas, como a demonstração de amor e zelo pelas pessoas, em especial àquelas mais fragilizadas.
Imagem: FlorianoNews
Com o tema ‘A gente bota fé na juventude’, a igreja católica vive a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecera no próximo mês no Rio de Janeiro, reunindo jovens de todo o mundo.
Com palavras energéticas, o Arcebispo de Teresina motivou os jovens a darem sua parcela de contribuição na construção de um mundo mais solidário e fraterno.
“Que os jovens não deixem essa chama se apagar, mas que sejam aqueles que levam adiante esse ideal que a geração anterior construiu e que entreguem à nova geração como patrimônio”, disse.
Ao final de suas palavras, Dom Jacinto Brito também se voltou para a comunidade da diocese de Floriano.
“Ficamos felizes que a diocese irmã de Floriano esteja aqui participando. Que nos leve essa mensagem de solidariedade e esse testemunho de fraternidade, para que de outras formas também a diocese de Floriano incentive os fieis a participarem”, concluiu o Arcebispo.
Após a celebração da Santa Missa, diante da Igreja São Benedito, a multidão percorreu as Avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima, em um percurso de seis quilômetros e que durou cerca de duas horas.
Enquanto percorria as ruas da cidade até chegar a Avenida Universitária, exortações contra violência, cantos, louvores e referências à juventude foram comuns.
Segundo o padre Lauro de Deus, a 18ª Caminhada da Fraternidade quis mostrar que é preciso acreditar na juventude e que a juventude não é somente a esperança do amanhã, mas que deve ser valorizada já no presente.
Após a benção final, a multidão acompanhou o show da Banda católica Celebrar.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews