Ronda Cidadão atende 22 bairros na zona Leste
30/06/2011 13h30Fonte CCOM PI
Cerca de 100 mil pessoas estão sendo atendidas, a partir de hoje, por 60 policiais militares do Batalhão Ronda Cidadão, em 22 bairros da zona Leste de Teresina. Durante a solenidade de instalação do Batalhão, o governador Wilson Martins garantiu que, até o fim de 2011, o Ronda Cidadão será ampliado para a zona Sul e o Centro de Teresina.
O investimento inicial foi de R$ 797,8 mil. Ao todo, 60 homens e sete viaturas farão o policiamento comunitário nos seguintes bairros: Santa Isabel, São Cristóvão, Loteamento Campestre, Morada do Sol, Piçarreira Sul, Piçarreira Norte, Vale do Gavião, Satélite Sul, Satélite Norte, Pedra Mole, Pedra Mole Sul, Loteamento Zoobotânico, Anita Ferraz, Socopo, Aroeira, Santa Lia, Vale Quem Tem, Vila Maria, Vila Bandeirante, Morros, Horto, Tabajara. A estimativa é que a presença do Ronda na zona Leste seja ampliada dos atuais cinco módulos para oito.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira, além da contratação e treinamento de policiais militares aprovados em concurso público, para a implantação do Ronda na zona Leste foram adquiridos aparelhos celulares, rádios de comunicação, fardamento e armamento. “Estamos fazendo a ampliação do Ronda com grande responsabilidade, sem improviso”, assegurou.
Falando em nome da população beneficiada, o presidente do Conselho de Segurança da Zona Leste, Luiz Mamede, disse que a chegada do Ronda Cidadão é um sonho realizado. “Tínhamos a necessidade de ter uma Delegacia de Polícia, e hoje temos. Precisávamos de mais policiamento ostensivo, e agora temos. Estamos todos muito felizes e confiantes”, disse o líder comunitário.
“Estamos inovando com esse conceito de policiamento comunitário, que é mais próximo da população e das suas demandas. Esse é um projeto que muito nos orgulha, porque, onde ele é implantado, os índices de criminalidade são reduzidos drasticamente”, comentou o governador Wilson Martins. “E garanto que até o fim deste ano estaremos com o Ronda no Centro e na zona Sul, e até o fim de 2012 nas cidades com mais de 40 mil habitantes, que são Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano”, adiantou o governador.
Wilson Martins destacou ainda os baixos índices de criminalidade registrados no Piauí, que garantem ao Estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o status de estado menos violento do país. “Além disso, estamos investindo com a construção da ponte que liga o Pedra Mole ao Mocambinho, quase finalizada, com o reforço energético na Subestação Poti, com a conclusão do Residencial Jacinta Andrade, que também beneficiará a população da grande Pedra Mole. São investimentos para melhorar a vida da população”, enumerou o governador.