Serviço de Nutrição do HUT atinge o percentual de 97% dos pacientes
08/08/2015 08h43Fonte G1 PI
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atingiu o percentual de 97% dos pacientes com triagem nutricional. Esse índice está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que recomenda um percentual de 80% de cobertura de pacientes internados.
De acordo com Lívia Borges, gerente da SND, para atingir essa meta, a gerência de nutrição e a equipe multiprofissional em terapia nutricional do hospital desenvolveram um protocolo de avaliação e monitoramento nutricional para sistematizar os todos os procedimentos e evitar uma desnutrição hospitalar dos pacientes. “Nós fazemos um acompanhamento individualizado, desde a internação até a alta hospitalar, pois um paciente desnutrido aumenta o risco de complicações durante o tratamento”.
Dona Odete Mendes, filha do paciente Jesus Oliveira, de 79 anos, que está internado no HUT, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, disse que está gostando muito do acompanhamento nutricional e que se surpreendeu com o atendimento do hospital. “Estamos aqui há uma semana e estou gostando muito desse acompanhamento que meu pai está recebendo. Ele já está se recuperando bem”, comenta.
O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, explicou que a desnutrição hospitalar é um problema sério que acaba prejudicando muito a recuperação do paciente. “Um paciente desnutrido passa muito mais tempo internado, prolongando seu tratamento e dificultando mais ainda sua recuperação”.
A SND do HUT serve por dia mais três mil refeições entre café da manhã, almoço, jantar e ceia para pacientes, acompanhantes e funcionários. Entre as dietas enterais e parenterais são mais de 300 por dia.