STF RECEBE INQUÉRITO contra o senador Wellington Dias

23/05/2011 14h58


Fonte 180graus

Já está no gabinete do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, o inquérito policial contra o senador Wellington Dias por possíveis irregularidades cometidas nas contratações das obras do metrô de Teresina. O inquérito 3196 foi distribuído ao relator no último final de semana.

Agora, o ministro Luiz Fux enviará, nos próximos dias, o inquérito para a Procuradoria Geral da República que vai dar parecer pela abertura, ou não, da ação penal contra o senador.

A obra do metrô de Teresina foi paralisada várias vezes por denúncias de irregularidades propostas pelo Tribunal de Contas da União. Custou R$ 18 milhões com recursos do Governo Federal, fazendo a ligação da Estação Matinha, na zona Norte, à Estação Bandeira, em frente ao Shopping da Cidade.

As denúncias de irregularidades nos contratos foram investigadas pela Polícia Federal, que não indicou os culpados. O MPF ofereceu a denuncia contra o governador da época, Wellington Dias. Como tinha foro privilegiado o caso foi levado ao Superior Tribunal de Justiça. Ao renunciar o cargo de governador em abril de 2010, o processo voltou para a 3ª Vara da Justiça Federal.

Agora, o senador será notificado nos próximos dias para responder às denúncias no Superior Tribunal Federal, que é quem tem competência para as investigações e julgamento do caso. O processo segue em segredo de justiça.