Suspeitos de matar sargento da PM em Teresina praticavam assaltos na Ponte Wall Ferraz e região
28/10/2022 09h08Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação/ Polícia MilitarSargento André Maia foi morto com um tiro enquanto pilotava moto na Zona Sudeste de Teresina.
Os suspeitos de assassinar o sargento da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), André Freitas Maia, de 41 anos, na Avenida dos Ipês, na Zona Leste de Teresina, já vinham cometendo uma série de assaltos no local onde o crime ocorreu. O policial estava fardado, usava um colete à prova de balas e voltava para casa após participar de uma operação quando foi baleado, na madrugada da quarta-feira (26).
Em entrevista ao g1, o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, informou que os suspeitos confessaram a realização de vários assaltos na região durante a madrugada. Eles abordavam as vítimas na Ponte Wall Ferraz.
“Eles relataram ficarem em cima dos trilhos, a partir de 1h, observando o trânsito. Eles olhavam de longe, desciam quando a pessoa se aproximava, entravam na frente com a arma e anunciavam o assalto”, afirmou o delegado.
De acordo com Barêtta, um relatório será enviado à Secretaria de Segurança Pública do Piauí e ao comando da PM-PI para reforçar o policiamento na região devido à grande quantidade de assaltos.
Suspeitos do crime
Imagem: Polícia MilitarQuatro suspeitos foram presos no envolvimento da morte de sargento da PM.
Dois homens foram presos e dois adolescentes foram apreendidos na tarde de quarta (26) suspeitos de ter envolvimento na morte do policial. Um dos adolescentes apreendidos foi liberado depois que os policiais civis concluíram que ele não teve participação no crime.
O suspeito de ser autor do tiro que assassinou o sargento, Francisco Ivan Mendes Júnior, de 23 anos, morreu em um confronto com a polícia na madrugada desta quinta (27). Ele foi localizado por volta das 00h30, em uma casa no bairro Deus Quer, na Zona Sudeste de Teresina, cerca de 24 horas depois da morte do sargento Maia.
Imagem: DivulgaçãoFrancisco Ivan Mendes Andrade Júnior
Ivan havia respondido a um processo por homicídio quando ainda era menor de idade. Em julho de 2022, ele havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo. "Se ele estivesse preso, não estaria nas ruas, e não teria feito essas barbaridade com o [sargento] Maia", lamentou o coronel Scheiwann Lopes.
Sargento morto a caminho de casa
Imagem: PMArmas apreendidas.
Segundo o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em depoimento os suspeitos confirmaram que mataram o sargento para roubar a arma que ele carregava. A arma do sargento foi localizada enterrada no quintal de uma casa onde três dos suspeitos estavam escondidos, na Vila São Raimundo, na Zona Sudeste de Teresina.
O delegado explicou que o crime aconteceu por volta das 00h20, quando os criminosos, que trafegavam em uma moto, viram o sargento.
"Eles interceptaram o sargento, com arma em punho. O sargento tentou puxar sua arma, eles atiraram três vezes e um atingiu a cabeça dele, que já caiu sem vida. Depois, eles pegaram a arma e partiram para o esconderijo", contou.
O esconderijo dos criminosos, segundo o delegado, era a casa na Vila São Raimundo, que havia sido alugada por eles para essa função. Horas depois, por volta das 3h, uma mulher teria chegado a essa casa e levado o suspeito de ser o autor do tiro que matou o sargento, Francisco Ivan, para outra casa, no bairro Deus Quer, onde ele foi localizado e morto na madrugada desta quinta-feira (27).
Os policiais buscam agora localizar essa mulher que ajudou o suspeito a se esconder. "Ela já foi identificada, vai ser submetida a interrogatório e indiciada por participação no crime", disse o delegado.
Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews