Teresina pretende imunizar mais de 55 mil crianças contra a poliomielite
12/08/2015 08h17Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV TapajósClique para ampliarMeta em Teresina é vacinar 55.435 mil crianças no município.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) distribuiu 270.700 doses de vacina contra a poliomielite no intuito de imunizar 220.052 crianças de todo o Piauí. A campanha contra a pólio será realizada a partir do dia 15 e segue até dia 31 de agosto, incluindo também a multivacinação.
Em Teresina a meta é vacinar um total de 55.435 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Por faixa etária a meta é vacinar 6.678 crianças de seis meses, 13.853 crianças de 1 ano, 11.855 crianças de 2 anos, 11.751 crianças de 3 anos e 11.765 crianças de 4 anos.
O dia D da campanha na capital acontecerá na Unidade Básica de Saúde Dr. Francílio Ribeiro de Almeida, localizada no bairro Angelim, Zona Sul da cidade. As ações acontecem a partir das 8h30 de sábado (15).
No Dia D, além da UBS do Angelim, mais 59 salas de vacinação estarão abertas para a imunização em todas as regiões da capital, sendo 23 na zona Norte da cidade, 19 nas regiões Leste e Sudeste e 17 na zona Sul.
“Iniciaremos a campanha no sábado com o Dia D. Especialmente nessa data estaremos com 59 salas de vacinação disponíveis para a população. Mas, lembramos aos pais que as campanhas seguem até o dia 31 de agosto e no período da campanha todas as 104 salas de vacina de Teresina estarão abastecidas para garantir a imunização das crianças que são o alvo das campanhas”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
O grupo alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Já para a campanha de Multivacinação o grupo alvo para a atualização do esquema vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade.
Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. “Destaca-se, porém, que até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, lembra Amariles Borba. Em 1989, foram registrados os últimos casos de poliomielite no país, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano.
No que diz respeito à Multivacinação, é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias).