Teresina registra 2ª caso de Febre do Nilo Ocidental e FMS faz investigação

05/08/2020 18h23


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoTeresina registra 2ª caso de Febre do Nilo Ocidental e FMS faz investigação(Imagem:Reprodução)
Teresina registrou o segundo caso confirmado de Febre do Nilo Ocidental e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando nesta quarta-feira (5) uma investigação epidemiológica. O paciente é um morador do bairro Mafrense, Zona Norte da cidade. O primeiro caso havia sido confirmado em 2019, mas a paciente havia viajado para outras cidades do Piauí. Neste segundo caso, o paciente não saiu de Teresina. Caso é o oitavo do Piauí.

Diante da situação, a equipe da gerência de zoonoses está colocando redes para capturar aves, armadilhas para atrair mosquitos e realizando a coleta de sangue de cavalos dos carroceiros da região. As amostras serão encaminhadas para Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

De acordo com Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, a notificação de caso suspeito foi realizada em 2019, mas o diagnóstico final da doença foi feito pelo Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência do Ministério da Saúde.

A gerente acrescentou que a pessoa infectada não saiu de Teresina e que a investigação busca entender como se deu a transmissão do vírus.

“Em parceria com a UFPI, foram colocadas redes de neblina para capturar aves e realizar a coleta do sangue para que seja feito o isolamento do vírus. Faremos ainda a aspiração de imóveis que dão acesso à lagoa do bairro Mafrense com o objetivo de capturar os mosquitos e também fazer o isolamento viral desses vetores”, completou.

A coleta de sangue dos animais de propriedade dos carroceiros da região do bairro Mafrense está sendo realizada nesta quarta-feira no setor de Correição do Centro de Zoonoses de Teresina.


Tópicos: teresina, caso, zoonoses