Teresina vai virar um canteiro de obras a partir de hoje (27)

27/05/2011 11h56


Fonte Teresina

A cidade de Teresina vai virar um canteiro de obras a partir de hoje (27). O prefeito Elmano Férrer assinará, com a Caixa Econômica Federal, ao meio dia de sexta-feira, no cruzamento da Avenida Pedro Almeida com Avenida Darcy Araújo, no bairro São Cristóvão, um contrato no valor de R$ 37,5 milhões para obras de drenagem urbana que incluem a construção de grandes galerias na zona Leste da cidade.

As obras são resultantes de uma parceria da Prefeitura de Teresina com o Governo Federal, por meio do eixo saneamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que trata de apoio a projetos de sistemas de drenagem urbana sustentáveis e de manejo de águas pluviais, executado pelo Ministério das Cidades. A Prefeitura de Teresina entrará com a contrapartida de R$ 1.755.554,19.

"Com essa parceria, a presidente Dilma Roussef atende a um antigo sonho de milhares de teresinenses que há décadas têm as suas casas invadidas pela água das chuvas. Sem a ajuda do Governo Federal a Prefeitura de Teresina não teria condições de construir essas galerias. Estou muito feliz com essa boa notícia que trago a todos. E esse é apenas o primeiro de uma série de contratos do PAC que serão assinados nos próximos dias, transformando a nossa cidade num grande canteiro de obras", comemora o prefeito Elmano Férrer.

Conforme o contrato, serão construídos seis quilômetros de grandes galerias fechadas na zona Leste de Teresina, incluindo os bairros Jóquei Clube, Horto Florestal, Morada do Sol, São Cristóvão, Santa Isabel, Piçarreira e Campestre. Equipes da Prefeitura de Teresina iniciarão automaticamente a preparação dos bairros da zona Leste para a execução da obra que ainda passará por licitação.

O decreto nº 7.478, de 24 de maio de 2011, que autoriza a transferência dos recursos para Teresina, já foi publicado no Diário Oficial da União. O decreto contempla cinco projetos para a cidade.

Além das galerias da zona Leste, são contemplados o Plano Municipal de Saneamento, projetos complementares de equipamentos culturais e esportivos para a Vila da Paz, a urbanização e construção de 624 moradias na Vila da Paz e a completa urbanização das vilas Alto da Ressureição e Frei Damião. Os demais contratos serão assinados na próxima semana pelo prefeito Elmano Férrer com a Caixa Econômica Federal.