Cerca de 80 mulheres participam, no próximo domingo (18), da 7ª edição da Remada Rosa, em Teresina. A atividade tem um percurso de 10 km pelo Rio Parnaíba e integra a programação do Outubro Rosa.

Segundo Dulce Santos, coordenadora do projeto, a proposta é usar o esporte para aproximar as mulheres e ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

“Nesta 7ª edição, queremos ampliar ainda mais essa mensagem e reunir mulheres em um momento de esporte, acolhimento, informação e celebração da vida”, disse.

Esporte e conscientização

Além de incentivar a prática esportiva, a iniciativa busca reforçar a importância da prevenção do câncer de mama, tema em destaque durante a campanha Outubro Rosa.

Para Dulce, a união entre esporte e conscientização torna as orientações sobre saúde mais acessíveis às participantes.

“O esporte aproxima as pessoas e cria vínculos. Quando conseguimos unir o esporte à conscientização, conseguimos falar sobre saúde de maneira leve, coletiva e acolhedora”, comentou.

História de superação

Entre as participantes está Nalda Lima, integrante do grupo e sobrevivente do câncer de mama. Ela recebeu o diagnóstico em outubro de 2016 e passou por cirurgia, além de 16 sessões de quimioterapia e 35 de radioterapia.

Durante o tratamento, Nalda decidiu manter uma postura positiva diante da doença. “Estou começando sorrindo e vou terminar o tratamento sorrindo”, dizia ela na época.

Nove anos depois, Nalda está em remissão e segue participando das atividades do grupo. A experiência também a motivou a criar, em 2025, uma campanha voltada a mulheres em tratamento contra o câncer.

Segundo a organização, a trajetória de Nalda simboliza a mensagem que o projeto busca transmitir às participantes.

“Ela não representa apenas uma história de superação, mas também de gratidão e solidariedade. Quando a gente fala de Remada Rosa, a história da Nalda mostra exatamente o que queremos transmitir: que existe vida depois do diagnóstico, que existe esperança e que nenhuma mulher precisa passar por esse caminho sozinha”, afirmou Dulce.

As inscrições para a Remada Rosa foram encerradas em 30 de setembro. Segundo a organização, os recursos arrecadados são destinados aos custos do evento, como camisetas e estrutura necessária para a realização da atividade.

A concentração está prevista para as 7h, com saída às 8h. Todas as participantes devem usar colete salva-vidas, e o Corpo de Bombeiros acompanha a ação.